Uma ação em conjunto resultou no resgate de cinco cães vítimas de maus-tratos no bairro Piratini, em Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre, nesta segunda-feira (5).
Segundo a Prefeitura de Alvorada, a ação ocorreu após uma denúncia recebida pelo WhatsApp do Departamento de Bem-Estar Animal.
No local, fiscais ambientais, a equipe do Departamento de Bem-Estar Animal, uma médica veterinária e três agentes da Guarda Municipal de Alvorada foram recebidos pela tutora dos animais e constataram uma situação grave de insalubridade e abandono.
“Os cães estavam em estado crítico de saúde, sem acesso à alimentação e água”, ressaltou a prefeitura. “Os animais estavam visivelmente desnutridos, desidratados e com muitos parasitas. Não havia ração nem água disponível. A situação configurava privação total de cuidados básicos”, completou o fiscal ambiental Edison Marcelo Corrêa Schander.
Conforme a denúncia, os moradores teriam viajado durante as festas de fim de ano e deixado os animais sozinhos por quatro dias. “Entre os resgatados estão uma cadela da raça pitbull, ainda em fase de amamentação e em estado mais crítico, três filhotes e outra cadela de porte pequeno”, destacou a prefeitura.
Diante da gravidade do caso, a ocorrência foi enquadrada como maus-tratos, conforme o Artigo 32 da Lei Federal nº 9.605/1998. Os animais foram encaminhados à Unidade de Saúde Animal de Alvorada, onde receberão atendimento veterinário, serão castrados e, após a recuperação, estarão disponíveis para adoção responsável.
Boletim de ocorrência
A tutora foi conduzida à Delegacia de Pronto Atendimento de Alvorada, onde foi registrado boletim de ocorrência. Ela recebeu uma multa.
“Por se tratar de crime de menor potencial ofensivo e não haver antecedentes, ela responderá em liberdade pelo crime de maus-tratos. O caso seguirá sob investigação da Polícia Civil”, finalizou a prefeitura.





