O Grêmio segue com dificuldades no Campeonato Brasileiro. Na noite deste sábado (17), no Morumbi, o tricolor gaúcho perdeu por 2 a 1 para o São Paulo, pela nona rodada da competição nacional.
O jogo foi marcado por bastante reclamação por parte dos jogadores do Grêmio. Sem Mano Menezes na casamata, liberado por contra uma tragédia familiar, o tricolor gaúcho contou com Sidney Lobo à beira do gramado do Morumbi.
Logo após o apito inicial, o time do São Paulo tentou surpreender a defesa gremista com finalização de André Silva, mas a bola passou à direita do gol, direto pela linha de fundo.
Aos 4 minutos de jogo, André Silva tentou em mais duas vezes seguidas. A primeira, o chute foi bloqueado. Na sequência, caído, ele chutou mascado e o goleiro Tiago Volpi defendeu, salvando o Grêmio.
Com os minutos iniciais de pressão do São Paulo, o Grêmio passou a trocar passes e buscar o ataque, igualando a posse de bola. Mas assim mesmo o time paulista continuou chegando com perigo no ataque.
Aos 36 minutos do primeiro tempo, em um rápido contra-ataque, o Grêmio abriu o placar. Após uma cobrança de escanteio para o São Paulo, a bola ficou com Pablo Maia, que errou o passe e deu nos pés de Monsalve. Ele viu Aravena em velocidade entre dois marcadores e deixou o chileno cara a cara com o goleiro Rafael, que não conseguiu evitar o gol gremista, 1 a 0.
Segundo tempo
O segundo tempo começou com o São Paulo atacando, em busca do empate. Logo aos 3 minutos, a equipe paulista deixou tudo igual no placar. Enzo Díaz lançou a bola na área: Arboleda ganhou de Wagner Leonardo e cabeceou sem chances para Tiago Volpi, 1 a 1.
O jogo ficou disputado, mas com poucas oportunidades no ataque. Aos 30 minutos do segundo tempo, Amuzu fez boa jogada individual e passou para Marlon, que recebeu na área e finalizou com força para a defesa Rafael.
Aos 33 minutos, o árbitro Rodrigo José Pereira de Lima apitou pênalti em lance envolvendo Camilo e Luciano. O lance foi revisado no VAR, o Grêmio pedia falta de Arboleda em Jemerson na origem da jogada, mas a marcação do árbitro foi confirmada. André Silva converteu a cobrança aos 39 minutos do segundo tempo.
No último lance de jogo, Wagner Leonardo teve a oportunidade de marcar o gol de empate, mas não conseguiu chutar com força e o goleiro do São Paulo defendeu sem dificuldades (Braithwaite foi a loucura com a grande oportunidade perdida).
Com o resultado negativo, o Grêmio volta ocupar a zona de rebaixamento.
coletiva
Após o jogo, o auxiliar técnico do Grêmio conversou com os jornalista. Ele reconheceu o esforço dos jogadores gremistas diante do São Paulo.
“A gente tem que enaltecer a postura da equipe por causa dessa sequência de jogos que está acontecendo, troca um, troca outro, tem que poupar”, ressaltou.
“Agora o foco é a Copa do Brasil. Precisamos vencer e vamos colocar os melhores. Eu tenho certeza que temos que melhorar, ajustar, principalmente as bolas paradas. Em jogos parelhos, a bola parada, de fato, é um complicador. Mas, precisamos melhorar, ter mais atenção, cobrar um do outro. Todos precisam estar bem focados”, seguiu o auxiliar técnico.
“Tem coisas que precisam melhorar, com certeza. Mas, o juiz deveria ter marcado a falta e o gol não teria acontecido. O árbitro teve boa parcela no resultado”, completou Sidnei Lobo.
Segundo ele, o Luciano cavou uma “faltinha” no lance que o árbitro marcou pênalti contra o Grêmio.
“Foi um lance grosseiro na minha avaliação. Foi uma falta em cima do Jemerson. E até não entrando no mérito, mas foi um lance em que o Luciano, que é um especialista nisso: em cavar faltas perto da área. A arbitragem caiu na dele”, ressaltou.