,

Defesa Civil emite alerta para risco de temporal em áreas do RS

Com o avanço de área de instabilidade, a Defesa Civil alerta para risco de temporal no Estado.

Avatar de Vitor de Arruda Pereira

|

01/08/25

às

16:47

IMG 3491 scaled

Imagem de Santa Cruz do Sul. Foto: Rosana Klafke/Redação RS

Com o avanço de uma área de instabilidade, nuvens carregadas, aumenta o risco de temporal em áreas do Rio Grande do Sul durante o fim de semana.

Chuva pontualmente forte, com raios, queda de granizo e rajadas de vento, é esperada no sábado (2) e no domingo (3). Na tarde desta sexta-feira (1), o Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual atualizou e divulgou avisos meteorológicos para o território gaúcho (confira no mapa abaixo).

No sábado, conforme o monitoramento da Defesa Civil, o avanço de uma frente fria, aliado ao fluxo de calor e umidade vindos do Norte do país, favorece a ocorrência de temporais com chuva moderada a forte pelo território gaúcho, acompanhada por raios, além de temporais com queda de granizo.

Segundo a Defesa Civil, os volumes de chuva variam entre 10 e 40 mm/dia, podendo chegar aos 60 mm/dia na região Central, parte da Região Sul e Costa Doce.

Já na Serra Gaúcha e Extremo Sul do Estado, não são esperados volumes significativos de chuva. “As rajadas de vento variam entre 60 e 80 km/h, podendo atingir os 90 km/h associadas aos temporais”, ressaltou a Defesa Civil do Rio Grande do Sul.

No domingo, o avanço da frente fria mantém o tempo instável em boa parte do Estado, provocando chuva moderada a forte, acompanhada de raios e temporais com queda de granizo e rajadas de vento entre 50 e 80 km/h, podendo atingir os 90 km/h associadas aos temporais.

De acordo com a Defesa Civil, os volumes de chuva variam entre 10 e 30 mm/dia na Costa Doce, Região Metropolitana de Porto Alegre, Litoral Médio e Norte, Serra, Nordeste e Norte.

“No Centro e parte dos Vales, os acumulados variam entre 30 e 50 mm/dia, podendo alcançar pontualmente os 100 mm/dia nas Missões e Noroeste”, completou a Defesa Civil do Rio Grande do Sul.

alerta defesa civil
Região em laranja aponta as áreas com mais perigo. Crédito: Defesa Civil do Rio Grande do Sul

Tópicos