, ,

Inmet emite alerta vermelho para risco de tempestade em áreas do RS

Rio Grande do Sul tem alerta de tempestade até o fim de domingo.

publicado em

atualizado em

alerta tempo 1
Foto: Alex Rocha/ PMPA

Com a atuação de um ciclone extratropical e a passagem de uma frente fria, as áreas de instabilidade irão ganhar mais força no Rio Grande do Sul, aumentando o risco de tempestade.

Neste sábado (20), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta vermelho (grande perigo) para risco de tempestade em áreas do Rio Grande do Rio Grande do Sul (confira no mapa abaixo).

“Chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h, e queda de granizo. Grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário”, disse o Inmet.

Segundo o Inmet, o alerta começa a valer a partir da noite deste sábado até o fim da manhã de domingo (21). Já as outras regiões do Rio Grande do Sul (Região Sul, Região Metropolitana, Serra, Litoral, Região Noroeste e Norte) ficam com o alerta laranja (perigo) para tempestade até o fim de domingo.

“Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamento”, destacou o Inmet.

Instruções:

  • Desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Em caso de enxurrada, ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos.
  • Em caso de situação de grande perigo confirmada: Procure abrigo, evite permanecer ao ar livre.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
alerta vermelho
Região em vermelho aponta as cidades com alto de risco no Estado. Crédito: Inmet

Tópicos