Na tarde desta sexta-feira (31), um grupo de alunos da Escola Estadual Inácio Montanha, na Avenida João Pessoa, em Porto Alegre, realizam um protesto contra um ato de racismo.
De acordo com as primeiras informações, o ato racista aconteceu dentro da escola. Os alunos relataram que duas estudantes, do segundo ano, cometeram o ato contra uma menina, também estudante da escola. O fato aconteceu na quinta-feira (30). A direção chamou a Brigada Militar para as duas estudantes deixarem a escola.
Os alunos reclamam que a direção do colégio não tomou nenhuma posição sobre o caso. Uma equipe da Brigada Militar acompanhou o protesto.
De acordo com os alunos, o ato de racismo aconteceu durante a apresentação de um trabalho em grupo. “No meio de uma discussão, uma das meninas disse que não falava com gente dessa cor e esfregou o braço se referindo a cor negra”, relatou uma aluna do Inácio Montanha.
Os alunos também relataram que, durante o protesto na frente da escola, um dos pais das meninas fez ameaças contra os estudantes. O caso foi registrado na polícia.
A direção da escola e a Seduc (Secretaria de Educação) não comentaram sobre o caso.






