, ,

Com o ano letivo terminando, escolas estaduais ainda esperam uniformes de 2025, enquanto o pedido de 2026 já foi liberado

Os uniformes da Rede Estadual foram apresentados em 2024.

Avatar de Vitor de Arruda Pereira

|

06/10/25

às

14:32

Atualizado em: 06/10/2025 às 14:33

54056838061 c401aee9a7 k

Foto: Rodrigo Ziebell / GVG

Em um desfile no Palácio Piratini, sede do governo do Estado, o govenador Eduardo Leite apresentou, no dia 10 de outubro de 2024, os uniformes da Rede Estadual para temporada de 2025.

Com o ano letivo terminando, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul ainda esperam uniformes de 2025, enquanto o pedido de 2026 já foi liberado.

Na última sexta-feira (3), o governo do Estado comunicou o começo do período de matrícula de Rede Estadual e para realizar o pedido dos uniformes. “Todos os estudantes da Rede Estadual têm direito a uniformes gratuitos, que devem ser solicitados pela página sobre uniformes da Seduc também até o dia 2 de novembro”, destacou.

Em 2025, a distribuição dos uniformes está bagunçada. Os alunos reclamam que receberam algumas peças atrasadas (de acordo com a estação do ano) e que ainda faltam outras peças do uniforme. Os alunos da Escola Estadual Inácio Montanha, em Porto Alegre, são exemplos do que ocorre no Estado.

“As calças, aquela azul, e o casaco azul ainda não chegaram. Entregaram até agora só para os alunos do terceiro ano”, relatou uma aluna do primeiro ano, que estuda na Escola Estadual Inácio Montanha.

A aluna também relatou atraso na entrega dos uniformes de verão. “O short a gente nem viu ainda. Não é só eu, praticamente a escola toda. Os uniformes não estão vindo no tempo certo”, completou.

Em Santa Cruz do Sul, Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Alves de Oliveira, os alunos receberam com atraso os uniformes. “Chegou tudo bagunçado, faltando peças, além do atraso”, relatou uma mãe, que tem três filhos estudando na escola. Ela também reclamou da qualidade das camisetas.

Na Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Alves de Oliveira, ainda há alunos aguardando os uniformes de 2025.

Erro

Em julho deste ano, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado estadual Pepe Vargas, apontou um erro na impressão dos uniformes escolares da Rede Estadual.

A data da Revolução Farroupilha está estampada como 20 de setembro de 1855, quando deveria ser 1835. Para o deputado estadual, não se trata apenas de um erro de digitação, mas sim de um desperdício de dinheiro público.

Tópicos