As aproximações da Lua com os planetas Vênus, Marte, Júpiter e Saturno poderão ser observadas em todo o Brasil, oferecendo uma oportunidade única para localizar e admirar esses astros no céu nos próximos dias.
Segundo o observatório Urânia Planetário, entre sexta-feira (31) até o dia 12 de fevereiro, os brasileiros poderão contemplar quatro dos cinco planetas visíveis a olho nu: Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.
“Além disso, com o uso de telescópios, será possível observar também Urano e Netuno”, afirmou o observatório. “Esse é o tão aguardado ‘alinhamento’ dos planetas, uma rara e fascinante configuração celeste”, completou.
No período, a presença da Lua irá adicionar um charme especial ao evento. “Sua proximidade com os planetas, quando vista da Terra, facilitará a identificação desses astros e garantirá fotos espetaculares”, ressaltou o Urânia Planetário.
Conforme o observatório, a aproximação da Lua com o planeta Saturno será na sexta, cerca de 30 minutos após o pôr do sol. Esta é uma excelente oportunidade para identificar o “planeta dos anéis” no céu.
No sábado (1º), a Lua estará visivelmente próxima a Vênus. “Bastará olhar para o horizonte oeste, logo após o ocaso do Sol, para encontrar um ponto muito brilhante ao lado da Lua: este será Vênus”, disse o observatório.
Já no dia 6 de fevereiro, a Lua se aproximará de Júpiter. Um ponto brilhante junto à Lua facilitará a localização deste gigante gasoso. Por fim, no dia 9 de fevereiro, será a vez da Lua encontrar Marte, reconhecível por sua tonalidade avermelhada.
“Este evento é uma oportunidade imperdível para admirar a beleza do universo e aprender mais sobre nossos vizinhos celestes. Além disso, ele é ideal para os entusiastas da fotografia astronômica”, finalizou o Urânia Planetário.