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Avança dragagem de manutenção de canais no Guaíba e no Litoral Sul

Dragagem é o processo de remoção de sedimentos no fundo de rios e canais.

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13/11/25

às

17:17

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Foto: Divulgação/Portos RS

A Portos RS avançou na dragagem de manutenção de canais estratégicos com frentes ativas no Guaíba e no Litoral Sul do Rio Grande do Sul.

Segundo o governo do Estado, cinco dragas estão em operação nos canais da hidrovia do Rio Grande do Sul, obra de dragagem coordenada pela Portos RS.

“A iniciativa mobiliza frentes emergenciais e estruturais com benefícios diretos sobre a segurança da navegação, o abastecimento logístico e a competitividade das exportações do Estado”, ressaltou o governo do Rio Grande do Sul.

“Esta é a primeira vez na história do Rio Grande do Sul em que uma frente de trabalho é formada para o restabelecimento das profundidades operacionais da hidrovia Lagoa dos Patos/Lago Guaíba. Com recursos do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), o plano contempla 21 canais de navegação interior e o canal de acesso ao Porto do Rio Grande, abrangendo as principais rotas hidroviárias do Estado”, completou.

Dragagem é o processo de remoção de sedimentos no fundo de rios e canais para manter ou ampliar sua profundidade. Nos canais de navegação, isso garante o tráfego seguro de embarcações maiores, ampliando a eficiência logística e a competitividade das exportações.

O aumento da profundidade reduz o número de viagens e favorece a movimentação de grandes volumes, fortalecendo a infraestrutura logística frente a eventos meteorológicos extremos.

Dragagens em execução

A dragagem do Canal Itapuã (Lote 1), executada pela draga Ivete, já foi concluída. “A campanha recuperou as condições mínimas de navegabilidade no trecho Guaíba–Lagoa”, afirmou o governo do Estado.

No Lote 2, que abrange os canais Leitão, Pedras Brancas, Furadinho e São Gonçalo, as operações seguem “em ritmo intenso”. A dragagem dos canais Pedras Brancas e Leitão já foram concluídas. A draga Heloísa, que finalizou sua participação no Canal Leitão, passou por manutenção preventiva e foi mobilizada ao canal Furadinho em 12 de outubro, se juntando à draga Ivete.

A frente de dragagem no Canal São Gonçalo permanece em execução, conduzida pela draga Lígia. “A operação segue conforme o cronograma previsto, com meta de retirada de mais de 457 mil metros cúbicos de sedimentos. A previsão é de conclusão em dezembro de 2025”, ressaltou o governo do Rio Grande do Sul.

A dragagem do Canal da Feitoria (Lote 3), já foi iniciada e está sendo realizada pela draga Mariana. O equipamento atua na recuperação das profundidades operacionais do canal, contribuindo para a retomada do tráfego regular de embarcações e o escoamento de cargas como fertilizantes, químicos e grãos pela hidrovia Lagoa dos Patos/Lago Guaíba.

No Porto do Rio Grande (Lote 4), há obras de manutenção com a draga Utrecht, do tipo autotransportadora.. O contrato prevê a remoção de aproximadamente 15 milhões de metros cúbicos de sedimentos, garantindo calado oficial do Porto Organizado do Rio Grande de 15 metros.

“A obra de manutenção será executada em toda extensão do canal de navegação, cobrindo o canal externo, interno e canal/berços Porto Novo. A obra tem prazo de 15 meses e valor de R$ 432,29 milhões”, disse o governo do Estado.

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