O prefeito Sebastião Melo vistoriou nesta quinta-feira (23) a obra de revitalização da Orla de Ipanema, na zona Sul de Porto Alegre.
“Também participaram engenheiros e arquitetos que executam os trabalhos, com o objetivo de tornar o local mais resistente a possíveis eventos climáticos extremos, como tempestades e inundações”, ressaltou a Prefeitura de Porto Alegre.
O grupo vistoriou um trecho de dois quilômetros, cuja recuperação teve início em outubro do ano passado e está 27% concluída. Segundo a prefeitura, os trabalhos devem ser finalizados no segundo semestre deste ano.
“Estamos trabalhando para entregar à população uma orla de Ipanema mais segura, acessível e preparada para enfrentar os desafios climáticos. Ipanema é um dos nossos cartões-postais, e essa revitalização vai garantir mais conforto e lazer para quem vive e visita a região”, disse Melo.
Calçadão
Atingido pela enchente de maio de 2024, o calçadão de Ipanema terá uma estrutura mais resistente. A reforma é completa, começando pelo calçamento, com aplicação de concreto no lugar de pedras.
O local recebe também um reforço estrutural contra ondas fortes, também em concreto, com 45 centímetros acima do calçadão. “A estrutura física serve como quebra ondas em momentos de cheia e também como banco para contemplação. Serão construídos sete acesso à praia com escada e rampa”, afirmou a prefeitura.
Outra melhoria para o local será o alargamento do calçadão, o que irá oferecer maior acessibilidade e espaço para circulação de pessoas, com instalação de novos bancos.
O espaço para vegetação no passeio foi ampliado e serão plantadas 96 árvores nativas. Conforme a prefeitura, também a ciclofaixa receberá uma tinta emborrachada para amenizar o impacto de quem pratica esportes.
No trecho antes da Avenida Guaíba, o recanto receberá academia ao ar livre, playground e chuveiros. E a área de lazer próximo aos arcos receberá reforma das churrasqueiras e mesas, o muro será refeito e o banheiro será trocado por uma estrutura mais alta.
“A revitalização completa tem investimento de R$ 10 milhões, valor oriundo do Termo de Conversão em Área Pública (TCAP), firmado com a empresa Multiplan (pelo loteamento localizado na Avenida Diário de Notícias)”, disse a prefeitura.