O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) comunicou que avançou com a obra da nova ponte sobre o Rio das Antas entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, na BR-285, importante via que ligará os municípios da Serra gaúcha à BR-101/SC.
No km 0, o Dnit executa a construção da nova ponte sobre o Rio das Antas. Com 400 metros de extensão, a ponte atravessa um cânion com altura variando entre 50 e 60 metros, e também terá a função de passagem de fauna.
Em agosto, o Dnit concluiu a confecção da mesoestrutura de três pilares da ponte, e iniciou o içamento das vigas entre estes apoios. “O investimento previsto para o empreendimento é de R$ 114,5 milhões”, disse o Dnit.
O projeto de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC compreende 24,18 quilômetros de obras entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No Lote 1, em São José dos Ausentes, na Serra gaúcha, são 8,376 quilômetros de traçado independente do trecho existente.
A rodovia também deve se destacar pelo elevado potencial turístico da região. Ela tem início no entrocamento com a BR-101\SC, em Araranguá (SC) e corta todo o estado do Rio Grande do Sul, até a cidade de São Borja, na fronteira com a Argentina.