A CEEE Equatorial comunicou que avançou com as obras para colocar em funcionamento a Subestação Bagé 3, na Região da Campanha.
“O investimento de R$ 28 milhões é destinado ao fortalecimento do sistema elétrico do município”, afirmou a companhia de energia. Localizada no bairro Arvorezinha, a estrutura está em estágio avançado de execução e passa pela fase final de testes dos sistemas elétricos e de automação, além de ajustes técnicos.
“O projeto tem como objetivo ampliar a confiabilidade do fornecimento de energia e beneficiar diretamente mais de 120 mil moradores de Bagé”, ressaltou a CEEE Equatorial.
Além da nova subestação, o investimento contempla a implantação da Linha de Distribuição de 69 kV, que fará a interligação ao sistema elétrico e ampliará a capacidade de atendimento da região. Com 8,5 quilômetros de extensão, a linha já está em fase de escavação em andamento. A conclusão está prevista para o primeiro semestre de 2026.
Segundo a CEEE Equatorial, após essa etapa, serão realizados os testes de energização, fundamentais para a entrada em operação do novo conjunto. “Haverá ainda um transformador de força de 26 MVA e quatro alimentadores, garantindo maior segurança e estabilidade ao fornecimento de energia”, garantiu.
Benefícios
De acordo com o Executivo de Obras da CEEE Equatorial, Fabrício De Mari, com a entrada em funcionamento da Subestação Bagé 3 e da nova Linha de Distribuição, será possível oferecer maior capacidade para a conexão de novos consumidores, desde residências até grandes empresas.
“Este investimento robusto vai qualificar e ampliar a infraestrutura elétrica de Bagé. Na prática, isso significa mais confiabilidade para o dia a dia da população, contribuindo para o crescimento da região”, destaca.





