,

Biblioteca Pública do Estado sedia entrega do Prêmio Mozart Pereira Soares e da Comenda Mario Quintana

Duas importantes honrarias literárias serão entregues na Biblioteca Pública do Estado.

Avatar de Redação RS

|

19/03/25

às

00:18

biblioteca publica do estado

Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (19), a partir das 19h30min, duas importantes honrarias literárias serão entregues na Biblioteca Pública do Estado: o Prêmio Mozart Pereira Soares e a Comenda Mario Quintana.

O evento de premiação é promovido pela AABPE (Associação de Amigos da Biblioteca) e ocorre no Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado.

Por sua vez, a Comenda Mario Quintana será entregue a quatro expoentes da literatura: Carlos Nejar, Jeferson Tenório, Luis Fernando Verissimo e Sergio Faraco.

A distinção é concedida a intelectuais selecionados pela diretoria da Associação, em reconhecimento ao conjunto de suas obras e suas contribuições para a cultura.

Mozart Pereira Soares

Voltado a jovens autores que publicaram obras no ano anterior, o Prêmio Mozart Pereira Soares contempla três categorias: Narrativa Longa, Narrativa Curta e Poesia.

Em Narrativa Longa, as obras finalistas são “Aguapés”, de Giovana Oliveira (Ed. Teju Jagua); “Baixo Paraíso”, de Isabella de Andrade (Ed. Diadorim); e “Da Memória, da História e Do”, de Denise Miotto Mazocco (Casa Editorial).

Em Narrativa Curta, os selecionados são “A Língua da Medusa”, de Gabriela Leal (Ed. Zouk); “Formigas no Paraíso”, de Mateus Baldi (Ed. Faria e Silva); e “Menores que o Céu”, de Gean Paulo Naue (Ed. Urutau).

Já em Poesia, disputam a premiação “As Fantasias da Carne”, de Matheus R. Gonçalves (Ed. Urutau); “Efeba”, de Maria Ottilia Rodrigues (Ed. Bestiário/Invencionática); e “Tarde Inventada”, de Ubiratan Costa (Ed. Urutau).

Autores de várias regiões do Brasil, como Bahia, Goiás, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo, além do Rio Grande do Sul, competem pelo Prêmio Mozart Pereira Soares.

Os vencedores receberão, cada um, R$ 2,5 mil e um troféu criado pelo artista plástico André Venzon.

Tópicos