O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) aprovou financiamento no valor de R$ 500 milhões para a empresa Eve (Eve Air Mobility) desenvolver a unidade de produção do eVTOL (carro voador).
Com recursos do programa BNDES Mais Inovação, a unidade será instalada em Taubaté (SP). O financiamento da unidade fabril se baseia na parceria bem-sucedida entre a Eve e o BNDES após a aprovação, em 2022, de uma linha de crédito de R$ 490 milhões para dar apoio ao programa de desenvolvimento de carro voador no Brasil. A empresa foi criada pela Embraer para desenvolver o novo produto.
De acordo com o governo federal, com uma produção total esperada de até 480 carros voadores por ano, a Eve planeja expandir a capacidade de produção do local em uma base modular, em quatro fases de 120 aeronaves cada. “Isto proporcionará uma metodologia de investimento disciplinada e eficiente em termos de capital à medida que o mercado cresce”, ressaltou.
A fábrica lançou seu primeiro protótipo em escala real em julho deste ano. “O protótipo do eVTOL vem realizando uma série de testes projetados para avaliar meticulosamente todos os aspectos da operação e desempenho da aeronave, desde as capacidades de voo até os recursos de segurança”, ressaltou o governo federal.