Segundo pesquisas, o Brasil tem vivenciado um aumento no número de pessoas com doenças mentais, o que tem preocupado especialistas. Hoje, o país ocupa o 3º pior índice de saúde mental do mundo, de acordo com o relatório global anual “Estado Mental do Mundo 2022”.
Ainda, é o 4º país mais estressado do mundo, com 42% da população relatando esse sentimento. Outro número alarmante são de óbitos por lesões autoprovocadas no Brasil, pois dobrou nos últimos 20 anos, passando de 7 mil para 14 mil.
Segundo a médica Nathalia Gonring Sandoval, é comum quando ouvimos falar sobre saúde mental, logo associarmos o termo às doenças mentais. Mas é preciso ter em mente que a saúde mental implica muito mais do que a ausência ou não de doenças.
“Estar mentalmente saudável é estar em estado de bem-estar, apto para desempenhar suas habilidades, lidar com os desconfortos da vida, trabalhar de forma produtiva e contribuir para a comunidade”, ressalta Nathalia.
Mas, com a chegada de um ano novo, as possibilidades de reavaliar comportamentos e implementar mudanças se tornam uma oportunidade para construir uma vida mais equilibrada e significativa.
Abaixo, a médica indica estratégias simples ajudam a construir uma vida mais equilibrada e significativa:
- Dedique momentos do dia para introspecção e autocuidado.
- Estabeleça metas alinhadas aos seus valores.
- Aceite as frustrações como parte do aprendizado.
- Tenha autoconhecimento.
- Organize sua rotina com limites.
- Valorize o sono.
- Reduza o tempo nas redes sociais e use esse espaço para fortalecer relacionamentos reais.
- Pratique atividades físicas, como caminhadas, liberam endorfina, reduzindo o estresse.
- Tenha contato com a natureza.
- Procure ajuda de um médico e psicólogo.
=