, ,

Brigada Militar abre concurso público com mais de mil vagas

Conforme o comunicado da Brigada Militar, o concurso público tem validade de dois anos.

Avatar de Vitor de Arruda Pereira

|

21/03/25

às

12:34

brigada militar

Foto: Divulgação/BM

Uma boa notícia para quem deseja entrar na Brigada Militar: a instituição abriu, nesta sexta-feira (21), as inscrições para concurso público.

De acordo com a Brigada Militar, o concurso oferece 1.200 vagas para soldado. As inscrições seguem até as 17h do dia 22 de abril, pelo site da banca Fundatec (confira aqui neste link).

“Entre as 1.200 vagas, 984 serão providas por ampla concorrência, 192 são reservadas para pessoas negras, 12 vagas foram reservadas para pessoas trans e outras 12 vagas foram abertas para pessoas integrantes dos povos indígenas”, disse a Brigada Militar em nota.

Para se inscrever, é necessário ter ensino médio completo e idade máxima de 25 anos. A altura mínima para candidatos do gênero masculino é de 1,65m e, para as candidatas do gênero feminino, é de 1,60m. Também há o requisito de ter habilitação válida na categoria B.

Segundo a Brigada Militar, no processo seletivo ocorre uma prova escrita, exame de saúde, exame de capacitação física (TAF) e avaliação psicológica.

A prova escrita do concurso tem previsão de aplicação para o dia 8 de junho e será composta pelas disciplinas de Língua Portuguesa, Legislação Específica, Conhecimentos Gerais, Matemática, Direitos Humanos e Cidadania e Informática.

No exame de capacitação física, os candidatos do gênero masculino deverão executar cinco flexões de barra, 40 abdominais em 60 segundos e percorrer 2.500 metros em 12 minutos.

Já as candidatas do gênero feminino deverão realizar 20 segundos de isometria na barra fixa, 32 abdominais em 60 segundos e percorrer 2.100 metros em 12 minutos.

Ainda não há a data de aplicação dos exames de capacitação física.

Salário

As pessoas aprovadas no concurso público irão receber R$ 5.944,85 e auxílio alimentação no valor de R$ 400. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.

Conforme o comunicado da Brigada Militar, o concurso tem validade de dois anos, podendo ser renovado, uma vez, pelo mesmo período.

Tópicos