, , ,

Brigada Militar começa policiamento com drones em Porto Alegre

Segundo a Brigada Militar, 11º Batalhão de Polícia Militar tem três drones.

Avatar de Redação RS

|

22/10/25

às

14:48

brigada militar drones

Foto: Divulgação/Brigada Militar

Em uma iniciativa inédita no Rio Grande do Sul, a Brigada Militar de Porto Alegre comunicou que passou a utilizar drones de forma no policiamento ostensivo de Porto Alegre.

“A ação, coordenada pelo 11º Batalhão de Polícia Militar, representa um salto tecnológico no modelo de patrulhamento urbano em 24 bairros, na Zona Norte da cidade. A incorporação dos drones tem permitido à Brigada Militar expandir o alcance visual e a presença em áreas de difícil acesso”, disse a assessoria de imprensa da Brigada Militar

“A Brigada Militar tem incorporado novas tecnologias para fortalecer o policiamento ostensivo. O uso de drones amplia nossa capacidade de vigilância, apoio e resposta, permitindo atuações mais seguras, rápidas e precisas. É a tecnologia a serviço da segurança da comunidade gaúcha”, enfatizou o comandante-geral da Brigada Militar Cláudio dos Santos Feoli.

Segundo a Brigada Militar, 11º Batalhão de Polícia Militar tem três drones, com certificação aprovada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), todos doados pela iniciativa privada.

“Os equipamentos são operados por policiais militares treinados e habilitados. O Batalhão de Aviação da Brigada foi responsável por disponibilizar os cursos necessários para a qualificação dos operadores”, afirmou.

Um dos drones utilizados, o modelo Mavic 5, possui imagiador térmico, o que possibilita a identificação de pessoas e veículos mesmo à noite, com baixa visibilidade.

“A câmera termográfica consegue fazer imagens pela temperatura dos corpos e objetos. A resolução é perfeita. Conseguimos ver claramente se é uma pessoa, um carro, uma movimentação suspeita”, destaca o Feoli.

Tópicos