,

Brigada Militar forma policiais para realizar operações ribeirinhas

Curso da Brigada Militar visa o aprimoramento da atuação em situações de catástrofes climáticas.

Avatar de Vitor de Arruda Pereira

|

22/09/25

às

23:58

curso brigada

Foto: Divulgação/6 BPChq

A primeira edição do Curso de Especialização em Operações Ribeirinhas da Brigada Militar, que acontece em Uruguaiana, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, conta com 27 alunos.

Entre eles, dois policiais militares argentinos, sendo um integrante da Polícia Militar do Maranhão e o outro da Polícia Militar de Rondônia.

Segundo a Brigada Militar, o objetivo do curso é capacitar policiais militares para executarem patrulhamento fluvial, resgates em enchentes, combate a crimes transfronteiriços e ambientais, e operações em áreas rurais de difícil acesso.

“Entre as instruções teóricas, estão conhecimento de embarcações e motonáutica, navegação diurna e noturna com uso de GPS e cartas hidrográficas, condutas de patrulha fluvial e terrestre, princípios de sobrevivência, uso diferenciado da força, atendimento pré-hospitalar, legislação aplicada e direitos humanos. E, ainda, simulações práticas e habilitação da Marinha para condução de embarcações”, disse a Brigada Militar.

O curso tem uma carga de 540 horas-aula e está sendo realizado pelo 6º Batalhão de Polícia de Choque da Brigada Militar.

“Em 2024, o 6º Batalhão de Polícia de Choque foi responsável por diversos salvamentos em regiões de alto risco durante as enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul”, destacou.

Tópicos