Em cerimônias nesta quinta-feira (14), a Brigada Militar realizou as formaturas de 399 novos soldados para a corporação.
Os eventos aconteceram na Academia de Polícia Militar, em Porto Alegre e no Ginásio Esportivo Rutílio Kestering (Cirão), em Osório. “A partir dos próximos dias, os novos efetivos se apresentam nas unidades de todo o Estado e reforçam a segurança pública dos gaúchos”, ressaltou a Brigada Militar.
O secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, destacou, em sua fala na formatura em Porto Alegre, os aspectos que considera mais importantes para a atuação dos novos soldados.
“Tem uma palavra que não pode ser esquecida por vocês. É a integração. Essa é a grande marca do programa RS Seguro. Outra coisa muito importante é trabalharmos dentro do princípio da legalidade: o bom profissional da segurança pública é aquele que executa o seu papel dentro da lei. Por fim, a hierarquia e disciplina, que é base de toda instituição que trabalhe armada”, frisou.
Segundo a Brigada Militar, em Porto Alegre, a cerimônia formou 235 alunos, sendo 211 homens e 24 mulheres. Já em Osório, foram formados 164 soldados, 143 homens e 21 mulheres. O primeiro lugar geral das duas turmas foi o soldado Francys Eduardo Ferreira Sampaio, que concluiu o curso com média 9,86. Do total dos 399, 73 são provenientes de 18 estados brasileiros.
Os novos soldados foram aprovados no concurso 01/2021/2022 – Soldado Nível III, que previu 4 mil vagas. Os formandos ingressaram na Brigada como alunos em dezembro de 2023.
“A formação contou com carga horária de 1.630 horas de aula divididas em três módulos. Entre as disciplinas, estiveram Armamento, Munição e Tiro, Fundamentos Jurídicos da Atividade Policial, Técnicas Policiais, Direitos Humanos, Uso Diferenciado da Força e Diversidade Étnico-Racial”, afirmou a Brigada Militar.
Ao todo, nos últimos dois anos, a Brigada Militar formou mais de 600 policiais e conta com turmas em andamento. A última delas começou no último dia 31 de outubro, com 386 alunos-soldados.