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Caixa disponibiliza saque calamidade para moradores de mais 3 cidades gaúchas

A liberação pode ser solicitada à Caixa por meio do aplicativo FGTS.

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19/08/25

às

12:10

fgts

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

A Caixa comunicou que disponibilizou o saque calamidade para moradores de mais três cidades do Rio Grande do Sul.

Conforme a assessoria de imprensa da Caixa, a partir desta terça-feira (19), os trabalhadores dos municípios de Arroio do Tigre, Muçum e Porto Xavier podem solicitar o saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) por motivo de calamidade.

A liberação, decorrente das chuvas intensas nas cidades, pode ser solicitada à Caixa por meio do aplicativo FGTS. De acordo com os endereços identificados pela Defesa Civil dos municípios, os moradores podem realizar o saque até o dia 16 de novembro 2025.

É necessário possuir saldo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. “O valor máximo para retirada é de R$ 6.220 por conta vinculada, limitado ao saldo disponível na conta”, ressaltou a Caixa.

A solicitação pode ser feita de forma fácil e rápida pelo aplicativo FGTS, opção “saques”, no celular, sem a necessidade de comparecer a uma agência. Ao registrar a solicitação, é possível indicar uma conta da Caixa, inclusive a Poupança Digital Caixa Tem, ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo.

Como solicitar o saque FGTS:

Confira as orientações para o trabalhador com direito ao saque por calamidade:

  • Baixe o app FGTS e insira as informações de cadastro;
  • Acesse a opção “Solicitar seu saque 100% digital” ou, no menu inferior, vá em “Saques” e selecione “Solicitar saque”;
  • Clique em “Calamidade pública”, informe o nome do município e selecione-o na lista;
  • Escolha o tipo de comprovante de endereço, digite o CEP e o número da residência;
  • Foto de documento de identidade;
  • Comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação da calamidade;
  • Encaminhe os seguintes documentos:
  • Escolha a conta para crédito do valor (Caixa ou outro banco) e envie a solicitação.

Informações sobre a documentação:

  • Documento de identidade: também são aceitos RG, CNH ou passaporte (frente e verso);
  • Selfie: (foto de rosto) com o documento de identidade visível;
  • Comprovante de residência em nome do trabalhador: conta de luz, água, telefone, gás, fatura de internet/TV, cartão de crédito, entre outros, emitido até 120 dias antes da decretação da calamidade;
  • Declaração do município atestando residência na área afetada;
  • Declaração própria com nome completo, CPF, data de nascimento e endereço completo com CEP (as informações serão verificadas pela Caixa nos cadastros oficiais do Governo Federal);
  • Caso não possua comprovante de residência, o trabalhador poderá apresentar:
  • Certidão de casamento ou escritura pública de união estável, caso o comprovante de residência esteja em nome do cônjuge ou companheiro(a).

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