A FGF (Federação Gaúcha de Futebol) definiu o regulamento e o formato de disputa do Campeonato Gaúcho 2026, que tem como novidade a divisão dos times em dois grupos na primeira fase.
A nova fórmula do campeonato também contará com a manutenção da disputa de quadrangulares, que vão definir uma vaga na Copa do Brasil 2027 e os clubes rebaixados para o Gauchão Série A2 2027. O Campeonato Gaúcho 2026 tem início previsto para o dia 11 de janeiro e a final para o dia 8 de março de 2026.
Fórmula
O Campeonato Gaúcho 2026 será disputado por 12 clubes. As equipes foram divididas em dois grupos, através de sorteio. Seis equipes de uma chave enfrentam as da outra, totalizando seis partidas na primeira fase.
Os quatro melhores de cada grupo avançam às quartas de final do Gauchão 2026. Esta fase será disputada em jogo único, com o chaveamento definido dentro da própria chave (o líder enfrenta o quarto, e o segundo joga contra o terceiro).
“O clube de melhor campanha jogará em casa e, por decisão unânime dos representantes dos clubes em votação no Conselho Técnico, em caso de empate no tempo normal, a vaga será decidida diretamente nas cobranças de pênaltis”, esclareceu a FGF.
Os dois de cada grupo que não se classificam se juntam para disputar o quadrangular do rebaixamento, em dois turnos, todos contra todos.
Confira os grupos do Campeonato Gaúcho:
Grupo A
- Inter
- Juventude
- Avenida
- São José
- Guarany
- São Luiz
Grupo B
- Grêmio
- Caxias
- Novo Hamburgo
- Monsoon
- Ypiranga
- Inter de Santa Maria




