O torneio de rebaixamento do Campeonato Gaúcho 2025 chegou ao fim neste sábado (15).
No quadrangular, Avenida, São José, Pelotas e Brasil de Pelotas se enfrentaram todos contra todos, em dois turnos, totalizando seis partidas.
Na noite deste sábado (15), o Avenida garantiu a permanência na elite do futebol após vencer o Brasil de Pelotas por 1 a 0, no Estádio Bento Freitas, em jogo que fechou a última rodada do Quadrangular da Permanência do Gauchão.
O jogo foi bastante equilibrado. O Xavante precisava vencer por três gols de diferença, mas encontrou dificuldades para finalizar. Aos 20 minutos do segundo tempo, o Avenida fez o único gol da partida. Bustamante recebeu na entrada da área e bateu cruzado no ângulo do goleiro Gabriel Oliveira, 1 a 0.
Com a derrota, o Brasil de Pelotas está rebaixado para o Gauchão Série A2 2026.
Na sexta-feira (14), o Pelotas enfrentou o São José pela última rodada do torneio. No Estádio Boca do Lobo, o Pelotas venceu o São José por 2 a 1. Léo Ferraz e Émerson marcaram para o Lobo. Giovane Gomez fez o gol do São José.
Apesar da vitória, o Pelotas já entrou em campo sem chances de permanência na elite do futebol gaúcho e irá disputar a Série A2 na próxima temporada.
O São José, por sua vez, mesmo com a derrota, já estava garantido no Campeonato Gaúcho 2026.