,

Casa de Cultura Mario Quintana ganhará novo espaço com jardim sensorial

O projeto do terraço da Casa de Cultura Mario Quintana preservou as características do conjunto histórico.

Avatar de Vitor de Arruda Pereira

|

14/10/25

às

17:13

Projeto Arquitetonico do Terraco Salvi Giorgi Arqdesign

Projeto arquitetônico do novo espaço. Crédito: Salvi, Giorgi Arqdesign

Com 35 anos recém-completados, a Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegere segue com motivos para comemorar.

A instituição da Sedac (Secretaria da Cultura) vai oferecer ao público um novo espaço em seu último andar. Com inauguração prevista para novembro de 2025, o Terraço Petrobras vai abrigar um jardim sensorial, projetado para estimular os cinco sentidos por meio de cores, aromas, texturas, sons e sabores.

O local será um refúgio para contemplação e descompressão, explorando os aspectos visuais da própria Casa, especialmente com a vista para o Guaíba e para o Centro de Porto Alegre, entre as duas cúpulas que caracterizam a edificação histórica.

Com projeto concebido pelos arquitetos José Roberto Weber Salvi e Raimundo Giorgi, do escritório Salvi, Giorgi Arqdesign, e paisagismo orientado pela agrônoma Cláudia Litvin, que trabalha com paisagismo sustentável, o jardim valoriza a biodiversidade gaúcha, utilizando plantas nativas do Rio Grande do Sul e reunindo espécies representativas dos biomas Pampa e Mata Atlântica, como Erva Pompom, Farroupilha, Íris, Butiá, Maranta, Erva Mate, Guaimbé e Capim dos Pampas, além de caixas de seixos rolados, areia, saibro e brita.

Dessa forma, o espaço estimula o olfato, o tato, a visão, a audição e o paladar, seja pela vegetação, seja pelos percursos que podem ser realizados no terraço, provocando uma espécie de jogo sensório e lúdico a quem o visita, com potencial uso terapêutico.

O projeto do Terraço Petrobras preservou as características do conjunto histórico tombado com uma construção leve, modular e sobreposta, utilizando técnicas de montagem sem perfurações nos pisos originais, que compõem o patrimônio edificado da Casa de Cultura Mario Quintana.

“O Terraço Petrobras reforça a conexão entre humanidade e natureza que tem orientado a instituição, somando-se a iniciativas como as melhorias do Jardim Lutzenberger, a publicação recente do guia de plantas e os ciclos de programação voltados para a reflexão sobre crise climática, antropoceno e meio ambiente”, ressaltou a diretora da Casa, Adriana Sperandir,

Após a sua inauguração, em novembro, o espaço poderá ser visitado gratuitamente pelo público, sem necessidade de agendamento prévio.

O local terá acessibilidade universal garantida para pessoas que utilizam cadeiras de rodas, com rampas que permitem chegar nas bordas do espaço e ter uma visão completa, tanto do jardim quanto da vista do entorno.

Tópicos