A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, conduziu, neste sábado (23), a cerimônia de reinauguração do Trapiche do Laranjal, na Região Sul do Rio Grande do Sul.
“Toda a estrutura e componentes reconstruídos, após a destruição provocada pelo rigor do vento e pela força das águas da madrugada de 13 de maio deste ano, foram entregues ao uso da comunidade novamente”, ressaltou a Prefeitura de Pelotas.
A plataforma, que foi destruída na enchente de maio, tem 530 metros. “O Laranjal foi o local mais atingido pela enchente. Restaram muitas demandas e desafios que pareciam insuperáveis. No entanto, a força do trabalho e a união nos trouxeram um trapiche mais forte”, disse Paula.
Hoje, a altura do Trapiche do Laranjal é de seis metros e não mais de cinco. “O estrado da plataforma foi construído com madeiras mais estreitas, para garantir durabilidade e evitar que as tábuas se soltem com facilidade. A espessura dos mourões – postes de sustentação – é mais forte que a antiga. Os corrimãos também foram refeitos, assim como os pontos para contemplação”, afirmou a prefeitura.