,

Chisme Festival volta ao Jockey Club reunindo shows e gastronomia para celebrar cultura da América Latina

O festival contará com mais de dez atrações musicais.

Avatar de Redação RS

|

30/07/25

às

23:16

Atualizado em: 30/07/2025 às 23:17

festival porto alegre

Foto: Lau Baldo/Divulgação

A segunda edição do Chisme Festival em Porto Alegre já tem data e atrações confirmadas.

O evento volta ao Jockey Club do Rio Grande do Sul no dia 15 de novembro 2025 para promover um sábado inteiro dedicado a celebrar a diversidade artística da América Latina, reunindo shows nacionais e internacionais, roda de milonga, gastronomia e festas que resgatam a conexão do público com o pampa e a cultura fronteiriça.

O festival contará com mais de dez atrações musicais se revezando em um palco montado em meio ao hipódromo, além de uma pista de dança e outras experiências instaladas nas costas do edifício tombado como patrimônio histórico do Estado.

O line-up conta com artistas do Brasil, Uruguai, Argentina e Colômbia e mescla ritmos que atravessam fronteiras, indo de símbolos do regionalismo, como a milonga, passando pela cumbia, o candombe, o reggaeton e a música eletrônica até chegar aos ritmos caribenhos.

“O Chisme nasceu de um questionamento a respeito de como é a cultura contemporânea do Sul da América e de qual o papel do Rio Grande do Sul na amplificação da música latina e brasileira. Na essência, o evento é a união de culturas e ritmos, gerações e experiências”, explica João Castiel, coidealizador do festival.

“O festival é um chamado para o desconhecido, um convite para atravessar fronteiras e se conectar de novo com a nossa cultura”, completa Giovani Bonin-Barbieri, coidealizador do Chisme.

Durante o evento, o público poderá ver de perto a união de candombe, funk e soul do duo Julieta Rada y Ruben Rada, em que pai e filha mesclam a tradição e a inovação da música uruguaia; conhecer as composições versáteis e cheias de poesia da banda argentina Perotá Chingó, que transita por tango, cumbia, hip hop e pop; e ainda cantar sucessos de Nei Lisboa que ultrapassam gerações.

Na pista de dança, será possível aproveitar o som de Clementaum, artista paranaense que vem conquistando seu espaço no mundo, além de dançar ao som eletrônico do argentino Chancha Via Circuito e sentir a mistura inovadora feita pela paraense Miss Tacacá, também conhecida como a Rainha do Tecnomelody, que une calypso, merengue e salsa com outros estilos como guitarrada e tecnobrega.

O encontro musical também terá o som festivo e dançante do grupo colombiano Frente Cumbiero, o show intimista e delicado da gaúcha Nina Nicolaiewsky e a Sucinta Orquestra, a chula de Emily Borghetti, além de uma Roda de Milonga com diversas atrações convidadas.

Baladas

Para completar, duas baladas do circuito alternativo de Porto Alegre terão edições especiais dentro do festival – a Festa Coice, com destaque para o house percussivo, e a Festa Problemón, de música latina. E o evento ainda trará para a capital outras atrações, que serão anunciadas em breve.

Os ingressos para o festival já estão à venda pelo site, com preços de R$ 90 (inteiro) e R$ 45 (meia-entrada).

Tópicos