Um ciclone extratropical vai deixar o Rio Grande do Sul em alerta nos próximos dias.
Com a confirmação do ciclone, a Defesa Civil no Rio Grande do Sul divulgou, nesta quarta-feira (5), um mapa e destacou as regiões do Estado com mais risco de tempestade (confira abaixo).
Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, entre a madrugada de sexta-feira (7) e no decorrer de sábado (8), o aprofundamento de um sistema de baixa pressão e a formação do ciclone extratropical no oceano provoca tempestades severas na Fronteira Oeste, Região Central, Missões, Região Noroeste e Norte do Estado.
“Estão previstas chuvas intensas, com acumulados expressivos, rajadas de vento que podem ultrapassar os 100 km/h, queda de granizo de grande porte e descargas elétricas”, destacou a Defesa Civil do Estado.
Na madrugada e manhã do sábado, a atuação do ciclone extratropical sobre o oceano segue favorecendo chuva moderada a pontualmente forte em áreas da Costa Doce, Litoral Norte e Região Metropolitana. Nessas áreas destacas, os volumes de chuva devem variar entre 30 e 75 mm.
“As rajadas de vento ainda persistem no Estado, variando entre 50 e 85 km/h no território gaúcho, podendo ultrapassar os 100 km/h entre o Litoral Médio e Norte na madrugada e manhã”, disse a Defesa Civil do Rio Grande do Sul.
Devido as chuvas com intensidades elevadas, há risco de inundação em algumas áreas do Rio Grande do Sul. A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta vermelho para risco de inundação nas bacias do Caí e Sinos, podendo atingir cota de inundação no rio Caí (São Sebastião do Caí e Montenegro) e rio Paranhana (Três Coroas e Igrejinha).
No domingo (9), a influência do ciclone perde força no Rio Grande do Sul.






