,

Ciclone deixa diversos pontos sem luz no RS

Com a atuação do ciclone, o Rio Grande do Sul segue em alerta.

Avatar de Vitor de Arruda Pereira

|

28/07/25

às

13:34

Atualizado em: 28/07/2025 às 15:12

CT 8853

Foto: Julio Frrreira /PMPA

Um ciclone extratropical provoca rajadas de vento pelo Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (28).

Conforme o Redação RS divulgou, desde a noite de domingo (27), grande parte do Rio Grande do Sul está sob alerta da Defesa Civil e do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para a previsão de fortes rajadas e possibilidade de transtornos provocados pela ventania por causa do ciclone.

Nesta segunda, a CEEE Equatorial comunicou que intensificou as ações para enfrentar os efeitos do ciclone. No momento, cerca de 356 mil clientes estão sem luz no Rio Grande do Sul, na área de concessão da CEEE Equatorial.

Conforme a CEEE Equatorial, as cidades mais impactadas pelo ciclone são Camaquã, Porto Alegre, Pelotas, Capão da Canoa, Osório e Viamão, que concentram a maior parte das ocorrências de desabastecimento.

Desde as primeiras horas desta segunda, a Região Sul do Rio Grande do Sul registra ventos intensos, com rajadas de até 102 km/h em Canguçu. A capital gaúcha, Porto Alegre, também enfrenta ventos fortes, com registros de até 106 km/h na zona sul.

Segundo o Inmet, o ciclone ainda atua sobre o Rio Grande do Sul, com alerta vermelho (grande perigo) na Costa Doce, Litoral e Região Metropolitana.

A previsão indica que os ventos devem permanecer intensos em diversos pontos do Rio Grande do Sul até o início da noite, com potencial para queda de árvores e postes, além de danos à rede elétrica.

alerta veremlho
Região em vermelho aponta alto risco. Crédito: Inmet

Tópicos