A formação de um ciclone extratropical deixa grande parte do Rio Grande do Sul em alerta nos próximos dias.
Com o alerta de ciclone, a Prefeitura de Porto Alegre fez, nesta quinta-feira (6), uma reunião emergencial. “Coordenamos uma reunião emergencial com toda a equipe de segurança e serviços da prefeitura para organizar as ações diante da previsão de chuva forte no fim de semana. Seguimos atentos, mobilizados e preparados para agir rápido e atender a população em caso de necessidade”, disse o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo.
Segundo a Prefeitura de Porto Alegre, o período de maior atenção será entre 9h e 19h de sexta-feira (7), quando há possibilidade de acumulado de até 60 mm de chuva e rajadas de vento entre 60 e 80 km/h.
“No entanto, os ventos podem se intensificar na madrugada e manhã de sábado (8), com rajadas pontuais que podem chegar a 100 km/h, de forma localizada”, alertou a prefeitura.
A partir do sábado, conforme previsão do Cemadec, pode ocorrer elevação do nível do Guaíba devido à contribuição de rios afluentes, como os rios Caí, Sinos e Taquari, em áreas da Ilha da Pintada, Ilha dos Marinheiros e na região da Orla de Ipanema.
Dmae
A prefeitura também afirmou que o Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos ) está preparado para enfrentar os efeitos no ciclone extratropical em Porto Alegre.
“As 23 casas de bombas operadas pelo Dmae estão preparadas para entrar em funcionamento sempre que necessário. Durante o período do alerta, equipes permanecerão de plantão para a operação do sistema, que inclui também geradores de energia elétrica e a rede de drenagem das ruas”, disse a prefeitura.





