Um ciclone extratropical vai influenciar no tempo nos próximos dias no Rio Grande do Sul. Há previsão de chuva volumosa no Estado.
O boletim meteorológico da Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação), aponta mudanças no tempo sobre o Rio Grande do Sul com possibilidade de temporais isolados.
Nesta sexta-feira (17), o calor fica intenso e sem previsão de chuva na Fronteira Oeste e parte da Região Noroeste. Nas outras regiões, há previsão de chuva passageira e risco de temporais isolados ao longo desta sexta.
No sábado (18), uma frente fria associada ao ciclone extratropical reforçará as condições para a ocorrência de chuva, variando de intensidade fraca a moderada, na maioria das regiões do Rio Grande do Sul, segundo o boletim.
Durante o sábado, o tempo fica bastante abafado na maior parte Estado. Conforme o boletim, no domingo (19), a frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul, provocando chuva com intensidade moderada a forte sobre as regiões da Campanha e Serra Gaúcha.
Enquanto que, nas outras regiões, esperam-se chuvas com intensidade variando de fraca a moderada. Por esse motivo, haverá um declínio nas temperaturas a partir do entardecer no território gaúcho.
Na segunda-feira, com o fortalecimento do ciclone extratropical sobre o oceano, parte da frente fria ainda provocará chuva e vento forte no Rio Grande do Sul.
Segundo o boletim, as áreas mais afetadas serão Região Metropolitana, Litoral, Serra e Norte do Estado. Com atuação do ciclone, as temperaturas deverão ser mais amenas no decorrer do dia no território gaúcho.
Na terça-feira (21) e quarta-feira (22), após a passagem da frente fria, o tempo firme volta a predominar no Estado.
“À medida que o anticiclone migratório ingressar sobre o Rio Grande do Sul com temperaturas mais amenas sendo observadas seguidas de temperaturas em elevação nos respectivos dias”, destacou o boletim.
Volumes de chuva
A chuva vai ocorrer de forma irregular (chove bastante em algumas cidades e em outras quase nada) no Rio Grande do Sul.
Com a atuação do ciclone, o boletim meteorológico aponta para a possibilidade de chuva significativa em diversas regiões do Rio Grande do Sul nos próximos dias.
Segundo o boletim da Seapi, nas áreas próximas ao Litoral e em partes da Região Central, os volumes de chuva podem variar entre 20 mm e 100 mm.
Na Região Metropolitana, Vale do Taquari e Serra, os volumes de chuva podem ultrapassar os 100 mm. Já nas regiões da Fronteira Oeste, Campanha e Missões, são esperados volumes entre 5 mm e 50 mm em pontos específicos.
No extremo Norte e extremo Sul do Estado, as chuvas devem variar de 10 mm a até 100 mm em algumas localidades. Os volumes aumentam com a atuação do ciclone e da frente fria.