A Polícia Civil, em conjunto com a Prefeitura de Viamão, fechou uma clínica geriátrica clandestina que funcionava no bairro Vila Elsa, em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
A operação aconteceu na tarde de segunda-feira (20). De acordo com a delegada Jeiselaure de Souza, os policiais civis foram acionados pela Vigilância Sanitária do município.
“Durante a averiguação de uma denúncia que aportou ao Ministério Público de Viamão se depararam com internos idosos, dependentes químicos e pacientes com transtornos mentais convivendo em um ambiente insalubre, sem energia elétrica e mantidos em ambiente desumano e degradante”, disse a Polícia Civil.
Conforme a polícia, no local havia 14 internos. A delegada ressalta que, inclusive, internos eram mantidos em quartos sem ventilação, com grades nas janelas e com as portas trancadas por fora.
“Também houve relatos de que os pacientes eram agredidos e drogados pela proprietária e outros três cuidadores, que dividiam as tarefas em vínculo associativo para o intento criminoso”, disse a Polícia Civil.
A proprietária, o gerente do local e outras duas cuidadoras que tinham ciência da prática criminosa na clínica clandestina foram autuados em flagrante pelos crimes de tráfico de entorpecentes, crime de tortura e associação criminosa.