, ,

Hospital de Clínicas de Passo Fundo e Porto Alegre restringem atendimentos

Em Passo Fundo e Porto Alegre, os hospitais passam por superlotação.

Avatar de Vitor de Arruda Pereira

|

08/10/25

às

18:40

hospital de clinicas porto alegre

Foto: Robson da Silveira SMS / PMPA

Com cenário de superlotação, o Hospital de Clínicas de Passo Fundo informou nesta quarta-feira (8) que a Unidade de Emergência chegou a 178% da capacidade de atendimento.

O hospital alerta que os atendimentos estão restritos a casos de urgência e emergência, devido à superlotação do setor. De acordo com o hospital, a superlotação e a alta complexidade dos casos atendidos impactam nos recursos materiais e humanos.

Conforme o hospital, o cenário é recorrente na unidade, que registra níveis de ocupação acima da capacidade há pelo menos três meses.

A Emergência Pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre também está com superlotação.

Segundo a instituição de Porto Alegre, o setor tem operado acima da capacidade durante toda essa semana. “A maioria dos casos deve-se a sintomas respiratórios, somados a casos de média e alta complexidade diversos”, ressaltou o hospital.

A superlotação impõe a restrição de atendimentos, por isso apenas casos de risco de morte estão sendo recebidos. “Em casos mais simples, a recomendação é de que a população evite a Emergência Pediátrica do Clínicas e procure as unidades básicas de saúde ou prontos atendimentos”, completou.

Tópicos