A 12ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Milho do Rio Grande do Sul ocorreu na cidade de Paulo Bento, na Região Norte do Estado, nesta quinta-feira (23).
O evento contou com a presença do governador Eduardo Leite e do titular da Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação), Clair Kuhn.
Estimativas divulgadas pela Emater/RS apontaram uma produção de 5,3 milhões de toneladas, o que corresponde a 18,3% a mais quando comparado à safra passada, considerando condições normais de clima.
Os resultados podem ser alterados até o fim da safra, devido à estiagem registrada em alguns municípios gaúchos neste momento. A área plantada nesta safra é de 748.511 hectares (redução de 7,5%).
Segundo o governo gaúcho, o consumo de milho no Estado é da ordem de 6,6 milhões de toneladas, apresentando um déficit médio de 1,5 milhão de toneladas por ano, em anos normais sem estiagem.
“Com as recorrentes estiagens dos últimos quatro anos, este déficit saltou para 3 a 4 milhões de toneladas”, ressaltou.
O milho é cultivado em 487 dos 497 municípios gaúchos, com uma ampla janela de semeadura que se estende do mês de agosto a janeiro.
