Com expectativa de produção de mais de 700 mil toneladas de uva em 2025, ocorreu nesta quinta-feira (16) a abertura oficial da colheita da uva no Rio Grande do Sul.
O evento oficial aconteceu em Bento Gonçalves, no distrito de Faria Lemos, também marcou a abertura da programação do “Bento em Vindima” e contou com a presença do secretário da Seapi (Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação), Clair Kuhn, e demais autoridades.
“O Rio Grande do Sul é o maior produtor de uvas e vinhos do país. São cerca de 15 mil famílias que produzem uvas em cerca de 48 mil hectares, em municípios da Serra e Campanha. A produção de uvas, vinhos e espumantes impulsiona o turismo, a gastronomia e a economia do Estado”, disse a Seapi.
Kuhn, ressaltou o destaque que a produção do fruto da videira alcança hoje em todo o território nacional.
“A projeção é que teremos uma safra cheia, de retomada da produção, e expectativa de alta qualidade dos frutos, que terão impactos diretos na produção dos nossos vinhos, espumantes e sucos”, afirmou.
O secretário de Turismo Ronaldo Santini também esteve presente no evento e destacou a importância dessa época de colheita da uva para o Rio Grande do Sul.
“Se temos o Natal Luz no segundo semestre, podemos fazer também um produto forte nacionalmente com a nossa vindima. Há um mundo de possibilidades para oferecermos aos turistas, seja proporcionando a experiência da pisa da uva, seja levando um grupo para visualizar o parreiral cheio e participar da colheita, por exemplo”, ressaltou Santini.