, ,

Colheita da uva é aberta no RS com expectativa de boa safra em 2026

O Rio Grande do Sul se destaca como o maior produtor de uva e vinho do país.

publicado em

atualizado em

uva
Foto: José M. Estefanon/ Prefeitura de Bento Gonçalves

A colheita da uva foi aberta oficialmente no Rio Grande do Sul com expectativa de boa safra em 2026.

A cerimônia oficial aconteceu em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, neste sábado (10). “As condições ideias do clima durante o inverno para o cultivo da uva devem favorecer a safra com uma produção parecida ou até maior que a do ano passado”, disse a Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação).

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2025, a produção totalizou 957 mil toneladas, o que representou um aumento de 36% em comparação à safra de 2024, que teve produtividade de 703 mil toneladas de uvas.

O Rio Grande do Sul se destaca como o maior produtor de uva e vinho do país. A cadeia vitivinícola tem grande importância econômica e social, com aproximadamente 15 mil famílias produzindo uvas em aproximadamente 48 mil hectares.

O secretário da Agricultura, Edivilson Brum, destacou a força do setor agrícola. “A agricultura responde por cerca de 40% do PIB do Estado. Aqui, na Capital do Vinho, celebramos o trabalho e a dignidade de quem, com muito esforço, cultiva a terra. Que possamos alcançar uma safra expressiva neste ano e que o clima contribua para valorizar ainda mais o trabalho dos produtores”, disse.

Tópicos