O Instituto Ling, em Porto Alegre, recebe no dia 22 de maio, às 20h, o grupo instrumental uruguaio Chorando la Milonga, que se apresenta em formato de orquestra, unindo ritmos da América do Sul.
O conjunto mescla sonoridades que evocam o tango, a milonga, o choro e a música andina, refletindo a diversidade cultural da América do Sul, em direção assinada coletivamente pelos músicos Andrés Rubinstein (clarinete e flauta), Maximiliano Vélez (violino), Ignacio Aldabe (bandoneon), Pablo Fagúndez (contrabaixo), Joaquín Rilla (cavaquinho), Sebastián Rey (violão) e Federico Olivera (pandeiro e percussão).
Nas apresentações do grupo, o bandoneon, o contrabaixo e o violino recriam o universo do tango; o pandeiro e o cavaquinho trazem o ritmo e a melancolia do choro; o violão, o clarinete e a flauta fazem a ponte entre esses estilos; enquanto a quena, instrumento tradicional dos Andes, transporta o público às paisagens andinas.
Os ingressos para apresentação do grupo uruguaio estão à venda neste link ou na recepção do centro cultural (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras, em Porto Alegre), com preços de R$ 30 para quem tem direito a meia-entrada e R$ 60 no valor inteiro.