O Rio Grande do Sul deu início à colheita da safra 2025 de trigo, principal cultura de inverno do Estado e responsável por quase metade da produção nacional.
A abertura oficial ocorreu nesta quinta-feira (9), em Campo Novo, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, no Campo Experimental da Cotricampo, marcando o começo da colheita que deve consolidar a liderança gaúcha na produção do cereal.
No evento, o vice-governadora do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, destacou os números da safra de trigo deste ano, que colocam o estado gaúcho como o maior produtor do país.
“Este ano vamos ter uma safra de trigo de cerca de 3,7 milhões de toneladas. Tivemos uma safra um pouco maior no ano passado, que foi muito superior a de 2023. Em 2024, superamos o Paraná como o maior Estado brasileiro produtor de trigo. E, naturalmente, o trigo é fundamental para a segurança alimentar do país, já que é matéria-prima para diversos alimentos”, ressaltou o vice-governador.
De acordo com a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a safra de trigo no Rio Grande do Sul representa quase metade da produção nacional, projetada em 7,5 milhões de toneladas. Mesmo com uma redução na área plantada, de 1,3 milhão para 1,15 milhão de hectares, o Estado mantém a liderança graças ao bom desenvolvimento das lavouras.
De acordo com a Emater/RS, 46% das áreas estão em fase vegetativa, 32% em floração e 22% em enchimento de grãos, com boas condições de produtividade. A continuidade de um clima favorável é o principal fator para manter as projeções positivas.