, ,

Começa obra de desassoreamento do Arroio Pirajá em Nova Petrópolis 

Em Nova Petrópolis, dois arroios foram contemplados.

Avatar de Redação RS

|

13/08/25

às

18:38

arroio assoreamento

Foto: Jordana Kiekow/Prefeitura de Nova Petrópolis

A obra de desassoreamento do Arroio Pirajá, em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, teve início nesta quarta-feira (13).

A intervenção integra o programa Desassorear RS, do governo do Estado. O objetivo do programa é executar serviços de desassoreamento, limpeza de canais, córregos, rios e galerias de drenagem que foram afetados durante a enchente de 2024.

Em Nova Petrópolis, dois arroios foram contemplados. Um deles é o Arroio Pirajá, que terá o serviço executado em um trecho de dois quilômetros. O outro é o Arroio Paixão, que receberá o serviço na extensão de cinco quilômetros.

“O desassoreamento é uma ação muito importante para prevenir alagamentos e melhorar o fluxo da água, especialmente após os impactos da enchente do ano passado. É um trabalho que vai trazer mais segurança e tranquilidade para as famílias que vivem próximas aos arroios”, destacou a secretária Denise Maltoni Bino.

O prefeito de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen, também ressaltou a relevância do programa. “Essa é uma obra aguardada pela comunidade e que representa um passo importante na recuperação dos danos causados pelas chuvas. Além de melhorar a infraestrutura hídrica, estamos cuidando da segurança e do bem-estar da população”, disse.

Assoreamento

O assoreamento é o acúmulo de sedimentos, como argila, silte, areia, cascalho e resíduos orgânicos e inorgânicos depositados nos recursos hídricos superficiais, seja por eventos naturais, como no caso da enchente, ou pela ação humana.

Este é um processo natural que pode ser intensificado com eventos climáticos extremos, o que faz diminuir a capacidade de retenção do volume de água no recurso hídrico. Quando ocorre, o assoreamento contribui para alagamentos, cheias e enchentes.

Tópicos