A Prefeitura do Rio Grande anunciou nesta quarta-feira (27) a conclusão da primeira fase das obras de recuperação da Ponte da Ilha dos Marinheiros.
Segundo a prefeitura, na primeira fase, foram realizados trabalhos de dragagem e recomposição de talude para a estabilização da estrutura, o que garantiram a segurança para a circulação no local.
“Desde janeiro, após a concretagem e o ensaio de peso realizado em maio, concluímos a colocação de pedras nos pilares por toda a extensão da ponte. Esse conjunto de serviços nos dá a segurança de liberar o acesso para o uso da estrutura”, destacou secretário de Relações Institucionais e Comunitárias Cláudio Costa.
O acesso está liberado tanto para a utilização de pedestres, quanto de veículos como carros de passeio, transporte coletivo e veículos maiores; estes últimos, contudo, precisarão observar limite de toneladas.
A segunda fase da obra, já projetada e em processo de busca por recursos junto à Defesa Civil Nacional, envolve a instalação de novos pilares com estacas profundas e reforço das vigas nas áreas afetadas.
Serviço de balsa
Durante a execução da segunda etapa, será necessário suspender novamente a utilização da ponte para os trabalhos no local, o que demandará o retorno do apoio do serviço de balsa para garantir a travessia da população.
“O processo de licitação para contratação da embarcação já está em andamento por parte do Executivo Municipal”, afirmou a prefeitura.