A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou, nesta sexta-feira (26), a redução da bandeira tarifária da conta de luz em outubro.
A Aneel afirmou que vai adotar a bandeira vermelha patamar 1 ao longo do mês. Isso significa que os consumidores receberão as contas de energia de luz com adicional de R$ 4,46 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
Em agosto e setembro estava em vigor a tarifa vermelha de patamar 2 — que acrescentava cobrança de R$ 7,87 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
“A indicação do volume de chuvas abaixo da média e o consequente reflexo no nível dos reservatórios não são favoráveis para a geração das usinas hidrelétricas. Diante desse cenário, há necessidade de acionamento de usinas termelétricas, que são mais caras e justificam o acionamento da bandeira vermelha patamar 1 para outubro”, disse a Aneel.
Com o cenário, a Aneel reitera a importância do uso responsável da energia elétrica. “A economia de energia também contribui para a preservação dos recursos naturais e para a sustentabilidade do setor elétrico como um todo”, ressaltou.