A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou que a bandeira tarifária para o mês de julho de 2026 permanecerá amarela. Com isso, a conta de luz dos consumidores segue com o acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.
A manutenção da bandeira amarela, que está ativa desde abril 2026, reflete as condições menos favoráveis de geração de energia no país. O cenário é típico do período seco, quando ocorre a redução nos níveis dos reservatórios das hidrelétricas, demandando o acionamento de usinas termelétricas, que possuem custo de operação mais elevado.
O sistema de bandeiras tarifárias funciona como um sinalizador para que o consumidor acompanhe, em tempo real, as condições de geração e os impactos nos custos da energia elétrica no Brasil. Segundo a Aneel, a medida reforça a transparência do setor e incentiva o uso consciente dos recursos.
Evitar desperdícios
Diante desse cenário de alerta, a Aneel reforça a importância de adotar hábitos eficientes de consumo no dia a dia para evitar desperdícios, contribuindo tanto para a economia doméstica quanto para a sustentabilidade do setor elétrico nacional.





