A Corsan comunicou, nesta quarta-feira (23), mudanças no tratamento da água em mais de 130 estações.
“Início ao programa de substituição de gás cloro por geradores de hipoclorito de sódio em 132 Estações de Tratamento de Água (ETAs) operadas pela companhia. A alternativa oferece um ambiente de trabalho mais seguro e mantém a mesma eficácia de desinfecção na água, eliminando riscos operacionais associados a outros métodos de cloração amplamente utilizados no setor”, disse a Corsan.
Com investimento de R$ 40 milhões, a previsão é que a atualização seja concluída até janeiro de 2025, alcançando 317 municípios, de acordo com a companhia.
A Corsan ressalta que a mudança impacta diretamente a rotina dos colaboradores, que agora trabalharão com um produto livre de toxicidade. “O hipoclorito de sódio, diferentemente do gás cloro, não oferece perigo no manuseio”, afirmou.
O diretor de operações da Corsan, José João da Fonseca, reforça a importância da atualização no sistema.
“Estamos realizando essa substituição porque queremos oferecer um ambiente de trabalho e processos mais seguros para os nossos colaboradores. A medida garante a mesma qualidade da água tratada e torna todas as operações mais modernas, seguindo o padrão do Grupo Aegea, adotando o uso de equipamentos de alta tecnologia que realizam a cloração de forma automatizada, eficiente e segura, além de ser uma solução ambientalmente mais favorável”, ressaltou Fonseca.