A formação de um ciclone extratropical deixa o Rio Grande do Sul em alerta para chuva volumosa e vento forte.
O cenário começa a mudar a partir da madrugada desta quinta-feira (27), com o aumento de nebulosidade e rajadas de vento pelo território gaúcho.
A formação do ciclone vai provocar o deslocamento de uma frente fria (não é frio, mas sim nuvens carregadas) sobre o Rio Grande do Sul. Segundo a Defesa Civil do Estado, com atuação das nuvens carregadas, há risco de temporais isolados. As áreas com mais perigo estão destacadas no mapa abaixo na cor laranja.
“Chuva pontualmente forte, descargas elétricas, eventual queda de granizo e rajadas isoladas de vento (50 a 80 km/h com pontuais de até 100 km/h) sobre o território gaúcho”, disse.
Os volumes de chuva variam entre 30 e 75 mm/dia, podendo chegar aos 100 mm/dia na Fronteira Oeste, Missões e Região Noroeste nesta quinta.
Na sexta-feira (28), o tempo segue bastante instável em parte do Rio Grande do Sul. Com o deslocamento da frente fria, há risco de temporais isolados e chuva moderada a pontualmente forte pelo território gaúcho.
Segundo a Defesa Civil do Estado, além de vento, há risco de queda de granizo.
“Os volumes variam entre 20 e 50 mm/dia com pontuais de até 75 mm/dia nas áreas do Norte, Missões e do Oeste do Estado com rajadas de vento entre 50 e 80 km/h pontualmente chegando aos 100 km/h na porção Norte do Rio Grande do Sul”, disse a Defesa Civil.
