,

Defesa Civil aponta risco de granizo e chuva intensa em áreas do RS

A Defesa Civil do Estado aponta tempo bastante instável no Estado.

Avatar de Vitor de Arruda Pereira

|

21/08/25

às

13:44

IMG 1206

Tempestade de raios em Porto Alegre: Foto: Rosana Klafke/Redação RS

O avanço de uma massa de ar quente, com a umidade, vai provocar o aumento de áreas de instabilidade sobre o Rio Grande do Sul nas próximas horas. A Defesa Civil do Estado aponta tempo bastante instável no Estado.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou um boletim meteorológico para os próximos dias, há risco de queda de granizo, temporais isolados, vento e chuva intensa.

Conforme a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, durante a madrugada e a manhã de sexta-feira (22), há risco de temporais pelo Estado (confira no mapa abaixo).

“Temporais capazes de causar queda de granizo e chuva intensa devem ocorrer nas regiões Oeste, Centro, Campanha, Costa Doce, Região Metropolitana, Sul e Litorais Médio e Sul”, destacou

A partir do fim da tarde e noite, temporais com potencial de queda de granizo, rajadas de vento intensas e chuva intensa devem ocorrer em cidades da Fronteira Oeste, Campanha, Missões, Região Noroeste, Costa Doce, Região Sul e Região Central. “As rajadas de vento podem superar 90 km/h”, destacou a Defesa Civil do Estado.

Os volumes de chuva variam entre 30 e 80 mm/dia, podendo superar 100 mm/dia na Campanha, Costa Doce, Sul e Litoral Sul. No Norte do Rio Grande do Sul, o tempo deve seguir firme na maior parte da sexta.

A partir da madrugada de sábado (23), o avanço de uma frente fria (que vai aumentar as nuvens carregadas) gera novos temporais, com risco de queda de granizo, rajadas de vento e chuva intensa na Fronteira Oeste, Campanha, Região Sul, Missões, Região Central e em parte da Costa Doce e do Litoral Sul. As rajadas de vento podem superar 90 km/h.

“Chuva e temporais também devem ocorrer nas demais regiões do Estado na madrugada de sábado, mas com menor potencial de granizo e vento. Ao longo do dia, a frente fria avança pelo território gaúcho e mantém a condição de chuva moderada a pontualmente forte e temporais, que ainda podem causar granizo e rajadas de vento de maneira isolada no Noroeste, Norte, Missões e Centro”, destacou a Defesa Civil do Estado.

No domingo (24), chuva moderada a pontualmente forte persiste na Serra e em cidades próximas da divisa com Santa Catarina, sem risco de granizo e rajadas de vento.

Os acumulados variam entre 10 e 40 mm, podendo chegar a 50 mm no Norte. Nas demais regiões do Rio Grande do Sul, o tempo firme predomina, de acordo com o boletim meteorológico da Defesa Civil do Estado.

No domingo, uma massa de ar polar provoca frio intenso pelo Rio Grande do Sul.

defesa civil
Região em laranja destaca as áreas com mais risco. Crédito: Defesa Civil do Rio Grande do Sul

Tópicos