O avanço de uma massa de ar quente, com a umidade, vai provocar o aumento de áreas de instabilidade sobre o Rio Grande do Sul nas próximas horas. A Defesa Civil do Estado aponta tempo bastante instável no Estado.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou um boletim meteorológico para os próximos dias, há risco de queda de granizo, temporais isolados, vento e chuva intensa.
Conforme a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, durante a madrugada e a manhã de sexta-feira (22), há risco de temporais pelo Estado (confira no mapa abaixo).
“Temporais capazes de causar queda de granizo e chuva intensa devem ocorrer nas regiões Oeste, Centro, Campanha, Costa Doce, Região Metropolitana, Sul e Litorais Médio e Sul”, destacou
A partir do fim da tarde e noite, temporais com potencial de queda de granizo, rajadas de vento intensas e chuva intensa devem ocorrer em cidades da Fronteira Oeste, Campanha, Missões, Região Noroeste, Costa Doce, Região Sul e Região Central. “As rajadas de vento podem superar 90 km/h”, destacou a Defesa Civil do Estado.
Os volumes de chuva variam entre 30 e 80 mm/dia, podendo superar 100 mm/dia na Campanha, Costa Doce, Sul e Litoral Sul. No Norte do Rio Grande do Sul, o tempo deve seguir firme na maior parte da sexta.
A partir da madrugada de sábado (23), o avanço de uma frente fria (que vai aumentar as nuvens carregadas) gera novos temporais, com risco de queda de granizo, rajadas de vento e chuva intensa na Fronteira Oeste, Campanha, Região Sul, Missões, Região Central e em parte da Costa Doce e do Litoral Sul. As rajadas de vento podem superar 90 km/h.
“Chuva e temporais também devem ocorrer nas demais regiões do Estado na madrugada de sábado, mas com menor potencial de granizo e vento. Ao longo do dia, a frente fria avança pelo território gaúcho e mantém a condição de chuva moderada a pontualmente forte e temporais, que ainda podem causar granizo e rajadas de vento de maneira isolada no Noroeste, Norte, Missões e Centro”, destacou a Defesa Civil do Estado.
No domingo (24), chuva moderada a pontualmente forte persiste na Serra e em cidades próximas da divisa com Santa Catarina, sem risco de granizo e rajadas de vento.
Os acumulados variam entre 10 e 40 mm, podendo chegar a 50 mm no Norte. Nas demais regiões do Rio Grande do Sul, o tempo firme predomina, de acordo com o boletim meteorológico da Defesa Civil do Estado.
No domingo, uma massa de ar polar provoca frio intenso pelo Rio Grande do Sul.
