A atuação de uma região de baixa pressão aliada ao fluxo de umidade vindo do Norte do País deixa o tempo bastante instável no Rio Grande do Sul nos próximos dias.
As áreas de instabilidade provocam chuva forte e volumosa a partir desta segunda-feira (16) em cidades da Fronteira Oeste, Campanha e Missões.
Com a atuação do sistema de baixa pressão (quando a nuvens ficam baixas e bastante carregadas, por exemplo), a Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou as regiões do Estado com risco de tempo severo e inundação (confirma nos mapas abaixo)
Segundo de Defesa Civil, o tempo fica bastante instável já durante a noite desta segunda.
“Chuva moderada a forte, acompanhada de raios e temporais isolados com queda de granizo no Oeste, Missões, Campanha e parte do Centro. Nessas regiões, os acumulados variam entre 40 e 90 mm/dia, enquanto na Costa Doce e Sul, ficam abaixo de 40 mm/dia. As rajadas de vento variam entre 60 e 80 km/h na metade Norte do Estado, ocorrendo antes das instabilidades”, disse a Defesa Civil.
A partir da madrugada de terça-feira (17), conforme a previsão do tempo, as áreas de instabilidade ganham mais força no Rio Grande do Sul, aumentando o risco de chuva volumosa e temporais isolados.
“Durante a terça-feira (17), o aprofundamento do sistema de baixa pressão aliado ao fluxo de umidade proveniente do norte do País, mantém as chuvas fortes a intensas em grande parte do Estado, com raios e temporais acompanhados de queda de granizo”, ressaltou a Defesa Civil do Estado.
Os volumes de chuva variam entre 40 e 80 mm/dia no Sul, Costa Doce, Vales, Região Metropolitana, Litoral e Campanha, podendo atingir 90 mm/dia na região das Missões, Fronteira Oeste, Região Noroeste, Região Central e Vale do Rio Pardo.
“As rajadas de vento ficam entre 60 e 80 km/h em áreas da metade Norte, Campanha e Costa Doce, podendo, isoladamente, ultrapassar os 90 km/h antes e durante as instabilidades”, afirmou a Defesa Civil.

Inundação
Com a previsão de tempo instável e nuvens carregadas pelo Rio Grande do Sul, a Defesa Civil ampliou as regiões com risco de inundações.
De acordo com a Defesa Civil do Estado, há risco de inundação na Fronteira Oeste e Região Central do Rio Grande do Sul (confira no mapa abaixo).
“A partir de quarta-feira é indicado risco de INUNDAÇÃO para os rios Ibirapuitã (em Alegrete), Santa Maria (em Rosário do Sul) e Jacuí (em Cachoeira do Sul), devido aos altos acumulados previstos nos dias anteriores”, disse a Defesa Civil do Estado.
