A Defesa Civil de Canoas prepara instalação de novo sistema de medição de cheias no munícipio.
O secretário municipal da Defesa Civil e Resiliência Climática, Herbert Poersch, e o CEO da empresa TideSat, Douglas Bueno Leipelt, efetuaram na tarde desta quinta-feira (9) uma vistoria técnica em diferentes pontos da Praia do Paquetá, no bairro Mato Grande.
“Para preparar a instalação de um novo sistema de monitoramento do nível da água no local, banhado pelos rios Jacuí e dos Sinos. O novo equipamento fará a medição do nível da água de hora em hora por meio da técnica de refletometria por GPS e será instalado nos próximos dias”, disse a Prefeitura de Canoas.
Segundo a prefeitura, o sensor mede o sinal GPS de satélites e também o mesmo sinal refletido na água, determinando o nível a partir da diferença entre os dois sinais.
Com isso, o equipamento não precisará ser instalado diretamente dentro do rio: ele será posicionado no alto de um poste próximo à margem, ficando seguro em caso de cheias.
“Os dados serão enviados diretamente para a Defesa Civil, que poderá fazer o monitoramento à distância”, afirmou a prefeitura.
Segundo Leipelt, os trabalhos para a instalação do primeiro equipamento devem começar a partir da semana que vem.
“Em torno de 20 dias vamos entregar o sistema operacional para a prefeitura”, ressaltou.