, , ,

Defesa Civil prepara instalação de novo sistema de medição de cheias em Canoas

Em Canoas, equipamento será colocado na Praia do Paquetá.

publicado em

atualizado em

canoas BRUNA OURIQUE
Equipamento será colocado na Praia do Paquetá e medirá nível das águas dos rios Jacuí e dos Sinos. Foto: Bruna Ourique/Prefeitura de Canoas

A Defesa Civil de Canoas prepara instalação de novo sistema de medição de cheias no munícipio.

O secretário municipal da Defesa Civil e Resiliência Climática, Herbert Poersch, e o CEO da empresa TideSat, Douglas Bueno Leipelt, efetuaram na tarde desta quinta-feira (9) uma vistoria técnica em diferentes pontos da Praia do Paquetá, no bairro Mato Grande.

“Para preparar a instalação de um novo sistema de monitoramento do nível da água no local, banhado pelos rios Jacuí e dos Sinos. O novo equipamento fará a medição do nível da água de hora em hora por meio da técnica de refletometria por GPS e será instalado nos próximos dias”, disse a Prefeitura de Canoas.

Segundo a prefeitura, o sensor mede o sinal GPS de satélites e também o mesmo sinal refletido na água, determinando o nível a partir da diferença entre os dois sinais.

Com isso, o equipamento não precisará ser instalado diretamente dentro do rio: ele será posicionado no alto de um poste próximo à margem, ficando seguro em caso de cheias.

“Os dados serão enviados diretamente para a Defesa Civil, que poderá fazer o monitoramento à distância”, afirmou a prefeitura.

Segundo Leipelt, os trabalhos para a instalação do primeiro equipamento devem começar a partir da semana que vem.

“Em torno de 20 dias vamos entregar o sistema operacional para a prefeitura”, ressaltou.

Tópicos