,

Defesa Civil emite alerta para inundação e cheia em áreas do RS

Com as chuvas intensas, aumenta o risco de cheia e inundação em áreas do Estado.

Avatar de Vitor de Arruda Pereira

|

26/05/25

às

17:49

enchentes vale do taquari

Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

As nuvens carregadas ainda irão atuar sobre o Rio Grande do Sul, aumentando o risco de inundação e cheia em áreas do Estado.

A chuva deve aumentar a partir da madrugada desta terça-feira (27) em cidades da Fronteira Oeste e Região Central. Com atuação da frente fria, que provoca o aumento da umidade e das nuvens carregadas, a Defesa Civil emitiu um alerta para risco de cheia e inundação em áreas do Estado (Confira no mapa abaixo).

“Em função dos acumulados registrados nas últimas 24 horas e da previsão de precipitações com acumulados elevados no oeste do estado para os próximos dias, é indicada a condição de ATENÇÃO e ALERTA para as cidades em amarelo e laranja no mapa hidrológico, respectivamente (confira o mapa abaixo)”, disse a Defesa Civil do Rio Grande do Sul.

“Dessa forma, é indicado o risco de cheias em arroios e pequenos rios, com elevações rápidas dos mesmos, causando transtornos nas regiões ribeirinhas. Também espera-se a elevação dos rios maiores, podendo superar cotas de atenção e alerta para inundação nas bacias do Ibicuí (rio Ibirapuitã), Quaraí e Santa Maria”, completou a Defesa Civil

Além disso, há risco de transtorno com alagamentos em regiões urbanas, como em cidades da Região Metropolitana e Litoral por exemplo, conforme a intensidades das chuvas (elevados volumes em pouco tempo).

Temporal e chuva intensa

Nesta segunda-feira (26), a cidade de Uruguaiana foi atingida por um forte temporal. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a rajadas de vento chegaram a 81 km/h na cidade.

As áreas de instabilidade provocaram chuva intensa em diversas cidades do Rio Grande do Sul. De acordo com a MetSul, os acumulados de chuva apenas de hoje até o meio-dia atingiam 70 mm em Santa Maria, 58 mm em Jaguari, 43 mm em São Vicente do Sul e Restinga Seca, 40 mm em Santo Ângelo, 39 mm em Alegrete, 38 mm em Itaara e Agudo, 37 mm em Candelária, 34 mm em Ijuí e Uruguaiana, 33 mm em Santa Cruz do Sul, e 30 mm em Lagoa Bonita do Sul.

cheia
Região em laranja é a parte com mais perigo para cheias. Crédito: Defesa Civil do RS

Tópicos