,

Defesa Civil emite alerta de risco de tempo severo em parte do RS

Frente fria e ciclone irão influenciar no tempo nos próximos dias no Rio Grande do Sul.

Avatar de Vitor de Arruda Pereira

|

13/12/24

às

16:05

tempo santa cruz do sul

Cidade de Santa Cruz do Sul. Foto: Rosana Klafke/Redação RS

O deslocamento de uma nova frente fria deixa o tempo instável no Rio Grande do Sul nos próximos dias. A previsão do tempo também destaca a atuação de um ciclone no Oceano.

Com a atuação das áreas de instabilidade (nuvens baixas e carregadas), formadas pela frente fria, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu, na tarde desta sexta-feira (13), um alerta para risco de tempo severo em parte do Estado (confira no mapa abaixo). O alerta vale até o fim de domingo (15).

No sábado (14), de acordo com a previsão do tempo, as cidades com mais perigo são as localizadas na Região Sul do Rio Grande do Sul, como Rio Grande, Pelotas, Canguçu, Santa Vitória do Palmar e São José do Norte, por exemplo.

“Os acumulados de chuva ficam entre 70 e 120 mm/dia no Sul e Litoral Sul, enquanto nas demais áreas variam entre 20 e 50 mm/dia”, afirmou a Defesa Civil do Estado.

Além disso, as rajadas de vento serão de 50 a 70 km/h na Serra, Região Metropolitana e em todo o Litoral, podendo atingir pontualmente 80 km/h.

“No Sul e parte da Costa Doce, as rajadas de vento devem ser ainda mais fortes, entre 70 e 90 km/h, podendo ultrapassar os 100 km/h”, advertiu a Defesa Civil.

No domingo, as áreas de instabilidade continuam sobre o Rio Grande do Sul. Com o tempo instável, a previsão de chuva moderada e pontualmente forte, além de rajadas de vento, seguirão atuando na Região Sul, Litoral e Região Metropolitana de Porto Alegre, devido à atuação de um ciclone no Oceano.

“Nessas regiões, os acumulados de chuva ficam entre 30 e 70 mm/dia, enquanto nas demais áreas, permanece a condição de chuva fraca/chuviscos, com acumulados inferiores a 20 mm/dia”, disse a Defesa Civil.

Com a atuação do ciclone, a rico de ventania pelo Rio Grande do Sul “As rajadas de vento serão fortes e pontualmente intensas, variando entre 70 e 90 km/h na Campanha, Sul, Litoral Sul e parte da Costa Doce, podendo ultrapassar os 100 km/h. O mar permanecerá agitado”, completou a Defesa Civil.

Com o tempo instável, a Defesa Civil dividiu partes do Rio Grande do Sul em três alertas: Atenção, Alerta (Perigo) e Severo (Grande Perigo). Confira as áreas no mapa abaixo.

Orientação

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul orienta: feche bem janelas e portas, desligue os aparelhos elétricos, feche o registro de água e gás, se estiver em local seguro, permaneça até a diminuição dos ventos, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de segurança, não se abrigue sob árvores ou estruturas metálicas, e evite atravessar alagamentos a pé ou de carro.

Abrigue animais domésticos e mantenha-os em segurança. “Consulte a Defesa Civil local para informações sobre Planos de Contingência e saiba como agir em caso de desastre no seu município. Emergência ligue 190 ou 193”, finalizou.

Tópicos