A Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou, no fim da tarde desta terça-feira (9), a ocorrência de um tornado em Flores da Cunha na segunda-feira (8).
“A confirmação adveio da análise do levantamento de imagens do local, obtidas pelas equipes do Departamento de Gestão de Desastres que, desde o ocorrido, se encontram empregadas no terreno”, disse a Defesa Civil do Estado.
“As imagens aéreas dos danos na comunidade de Alfredo Chaves, interior de Flores da Cunha, mostram que a localidade foi atingida por um tornado. O padrão de danos indica que os destroços foram jogados em diferentes direções, o que caracteriza o fenômeno”, completou a Defesa Civil.
Após a ocorrência do tornado, a Prefeitura de Flores da Cunha decretou, nesta terça, situação de emergência. Ainda não há um levantamento oficial sobre o estragos.
Segundo a prefeitura, em Travessão Alfredo Chaves, cerca de 80 residências foram atingidas pelo fenômeno. “Os danos incluem a quadra de esportes da comunidade, o telhado da Capela São João Batista, três vinícolas e outros estabelecimentos, impactando mais de 2 mil moradores”, disse.
Conforme, prefeitura, os moradores que precisam de lonas para proteger suas casas podem retirá-las na sede da Guarda Civil Municipal, na Rua Anúncio Curra, nº 2784, no Bairro União.





