As áreas de instabilidade seguem ganhando força pelo Rio Grande do Sul, aumentando o risco de tempo severo em diferentes áreas do Estado.
Nesta quarta-feira (18), a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta vermelho (tempo severo) para novas áreas do território gaúcho (confira no mapa abaixo) a partir da tarde até sábado (21).
“Com o lento deslocamento da frente fria ao longo do dia de hoje, haverá condição para chuva forte e persistente nas Missões, Fronteira Oeste, partes do Norte, Centro, Região Metropolitana, Vales e Serra”, afirmou a Defesa Civil.
Conforme o prognóstico do tempo da Defesa Civil do Estado, os volumes de chuva variam entre 50 e 90 mm/dia, podendo atingir 120 mm/dia nas Missões, Região Central, parte da Região Noroeste, e 100 mm/dia nos Vales, Região Metropolitana e Serra.
“Nas demais regiões, os acumulados ficam abaixo de 40 mm. Nas áreas da metade Norte, os ventos variam entre 40 e 60 km/h”, afirmou a Defesa Civil.
Na sexta-feira (20), a formação de um ciclone próximo à costa gaúcha favorece o tempo instável em praticamente todo o Rio Grande do Sul. O fenômeno vai provocar rajadas de vento pelo território gaúcho. O vento deve começar na quinta-feira (19).
Segundo a Defesa Civil, os ventos variam entre 50 e 80 km/h, em áreas da Costa Doce, Região Sul, Litoral Médio e Norte, Região Metropolitana e Serra.
