, , ,

Deputada abre protocolo sobre a falta de medicamentos em Uruguaiana

Deputada protocolou um pedido formal de informações à Secretaria Municipal de Saúde de Uruguaiana.

Avatar de Vitor de Arruda Pereira

|

14/06/25

às

14:01

NOTICIA 1

Crédito: Redação RS

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) abriu um protocolo sobre a falta de medicamentos em Uruguaiana, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.

Lucina protocolou, na sexta-feira (13), um pedido formal de informações à Secretaria Municipal de Saúde de Uruguaiana diante da grave falta de medicamentos nas farmácias públicas municipais da cidade.

De acordo com o informado, unidades de saúde nos bairros Centro, Tabajara Brites, União das Vilas e Hípica enfrentam desabastecimento de medicamentos básicos como dipirona, enalapril e vitamina D.

“Receber denúncias sobre a falta de medicamentos essenciais é extremamente preocupante. Estamos falando de itens básicos para o tratamento de dores, doenças, hipertensão e outras condições de saúde comuns, que afetam principalmente a população mais vulnerável. Quando o Estado falha em garantir o mínimo, que é o acesso ao remédio, ele está violando um direito fundamental e colocando vidas em risco,” disse a deputada.

Além da falta de medicamentos, os moradores de Uruguaiana têm relatado dificuldades em obter informações por telefone ou WhatsApp, canais que estariam fora de operação em diversas unidades.

No protocolo, a deputada solicitou uma série de esclarecimentos, como a lista completa de medicamentos em falta, as medidas emergenciais adotadas, o cronograma de normalização do abastecimento e os motivos da falha nas licitações públicas.

Tópicos