Em Porto Alegre, os diques provisórios instalados para proteger as comportas 11 e 14 durante a cheia registrada há três meses estão sendo removidos.
De acordo com o Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos), a retirada das barreiras permitirá o início das obras definitivas nas passagens. A comporta 11 será substituída por um novo portão, projetado para atender às especificidades da região, enquanto a 14 será desativada com a construção de uma estrutura em concreto armado.
“Temos obras em andamento em sete comportas. Este trabalho, iniciado em abril, segue dentro do cronograma. Chegaremos ao fim do ano com mais cinco comportas extintas. Já a substituição dos portões será concluída no primeiro trimestre de 2026”, afirma o diretor-presidente em exercício do Dmae, Vicente Perrone.
Planejamento
As 14 comportas do sistema de proteção contra cheias foram revisadas após a enchente histórica de 2024. Três já foram fechadas definitivamente com estruturas em concreto armado: 3, 5 e 7.
“As passagens 1, 2, 4 e 6 receberam melhorias de vedação e mobilidade e estão em condições ideais de operação”, afirmou a Prefeitura de Porto Alegre.
As comportas 8, 9, 10, 13 e 14 também serão desativadas, e as obras já estão em andamento. Já as passagens 11 e 12 ganharão novos portões, atualmente em fase de fabricação.
“As intervenções somam mais de R$ 11,3 milhões em investimentos, com recursos próprios do Dmae e do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs)”, ressaltou a prefeitura.